top of page
Buscar

Algumas Definições de Musicoterapia

  • Foto do escritor: Lucas Rocha Freitas
    Lucas Rocha Freitas
  • 28 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 25 de abr.


De Acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia, “Musicoterapia é a utilização profissional da música e deseus elementos como uma intervenção médica, educacional ou cotidiana em indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que buscam otimizar sua qualidade de vida e aprimorar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual. A formação em pesquisa, prática, educação e clínica em musicoterapia é baseada nos padrões profissionais deacordo com contextos culturais, sociais e políticos” World Federation of Music Therapy (2011).


De acordo com Bruscia, musicoterapia é "um processo sistemático de intervenção onde o terapeuta ajuda o cliente a alcançar a saúde, usando experiências musicais e relações que se desenvolvem através delas como forças dinâmicas de mudança” (1989, p.29)


De acordo com Lecourt musicoterapia é “a utilização do som (inclusive ruído) e da música (receptiva ou criativa, gravada ou ao vivo) em uma relação terapêutica para fins reeducativos ou psicoterapêuticos” (1993, p.222).

De acordo com Wigram (2002), musicoterapia é “o uso da música em situações clínicas, educacionais e sociais para tratar clientes ou pacientes com demandas médicas, educacionais, sociais ou psicológicas” (p.29).


De acordo com Bonny, musicoterapia é a “aplicação sistemática da música dirigida por um musicoterapeuta para promover transformações na saúde física e/ou emocional da pessoa. Como tal, seus aspectos funcionais, e não os estéticos e de entretenimento, são enfatizados” (1986, p.4)

 
 
 

Comentários


bottom of page